terça-feira, 17 de maio de 2011

DN ARTES

É recorrente ouvirmos a palavra "lenda" para se definir Lemmy Kilmister, líder dos Motörhead, considerado por muitos como o "avô do heavy metal". Hoje, o IndieLisboa leva até à Sala 1 do Cinema São Jorge, pelas 19.15, o documentário que revela quem é esta figura marcante do rock'n'roll, Lemmy , realizado por Greg Olliver e Wes Orshoki.
Kilmister é um nome transversal a géneros musicais, como o provam depoimentos de fãs como Dave Grohl (Foo Fighters), Jarvis Cocker (Pulp) ou Peter Hook (New Order). Apesar de ser um trabalho feito por fãs, Lemmy com o seu registo de uma estrela rock'n'roll consegue apelar a um público mais vasto.
Passando para os títulos portugueses, o IndieLisboa antestreia também hoje (Culturgest, 21.30), o novo documentário de Marta Pessoa, Quem Vai à Guerra.
A realizadora de Lisboa Domiciliária assinala os 50 anos do início da guerra em África com um trabalho sobre as mulheres que ficavam à espera de notícias e do regresso dos seus filhos, maridos, irmãos e namorados, mas também sobre aquelas que participaram activamente nos combates, como foi o caso das enfermeiras pára- -quedistas, que viveram a realidade da guerra. São as memórias de algumas dessas mulheres que Marta Pessoa invoca em Quem Vai à Guerra, cruzando os universos doméstico e militar.

por J.M./E.B. | DN

Sem comentários:

Enviar um comentário