segunda-feira, 20 de junho de 2011

C7NEMA - Entrevista a Marta Pessoa

Depois de ter passado pelo IndieLisboa'11, estreou no passado dia 16 de Junho nas salas portuguesas o documentário «Quem Vai à Guerra». A realizadora, Marta Pessoa, falou com o c7nema sobre esta obra e contou-nos um pouco mais sobre a experiência gratificante em aprofundar algumas histórias menos conhecidas de Portugal nos tempos da Guerra Colonial, pois houve quem fosse à Guerra, mas houve também que cá ficasse. Este é um trabalho de fundo sobre o papel das mulheres durante a Guerra Colonial.
Aqui ficam as suas palavras.

Como é que surgiu esta ideia?

A ideia foi surgindo ao longo do tempo, não consigo ver um momento. De repente, apercebi-me - há uma palavra que não gosto muito: geração, mas é uma palavra fácil - que não havia ninguém, mais ou menos da minha geração, que, de alguma forma, não tivesse um pai, um tio, um primo, alguém da família que tivesse estado na guerra ou que tem outro tipos de histórias de guerra, como ter fugido para não ir à guerra ou primos ou alguém da família, mais novo, mas já de outra idade, se calhar num escalão mais perto dos 50 anos, que viveu a guerra naquela ansiedade da adolescência a pensar “será que a guerra não vai acabar? eu vou ter de ir?”. Às tantas, fui-me apercebendo, para além dessa experiência constante de ter vivido desta forma, pelo pai, pela família, por Portugal inteiro, vivido com a Guerra Colonial, fui-me apercebendo que, por exemplo, agora com a internet os ex-combatentes voltaram, eles sempre se encontraram, mas voltaram a encontrar-se outra vez muito, a organizarem-se, a procurar...


ler o resto da entrevista



Artigo retirado do site www.c7nema.net Respeita o nosso trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário